Argentina: companhia aérea fica sem dinheiro e cancela voos

A companhia aérea Flybondi adiou os voos por causa de restrições cambiais do governo da Argentina. Com isso, mais de 5,5 mil passageiros serão afetados. A medida vale por três dias.

Em comunicado, a companhia aérea argentina afirmou que não consegue cumprir com as rendas nem com o pagamento de serviços especializados que tem de contratar no estrangeiro, segundo divulgou a agência de notícias Associated Press.

O problema está na falta de acesso ao dólar para quitar os débitos com Air Castle, empresa que arrenda as aeronaves. O governo argentino estabelece restrições à moeda norte-americana, para preservar as baixas reservas do Banco Central do país e defender o peso, a moeda local.

“Existem atualmente medidas oficiais restritivas para empresas que precisam ter acesso à moeda estrangeira para efetuar pagamentos no exterior. Na Flybondi, contratamos diversos serviços especializados no exterior e que são pagos em dólares. Para tal, devemos solicitar autorização periodicamente, mas nos últimos dois meses não recebemos as aprovações”, informou a companhia. “Assim, fomos acumulando quebras nos contratos, e a mais crítica é o pagamento do aluguel dos aviões.”

Voos cancelados no país

Desde quarta-feira 7, a companhia cancelou 22 voos e teve de remarcar outros dez. Não foram informados os destinos. As viagens seriam feitas pelos dois Boeing 737 entregues para locação pela Air Castle à companhia argentina.

Há cinco anos operando no país, a empresa de baixo custo diz esperar que “o processo de aprovação tenha a agilidade e a rapidez de que o setor aéreo precisa”.

A Flybondi não descarta novos cancelamentos nem atrasos, caso a situação não volte ao normal.

A Flybondi também opera três rotas para o Brasil, com 17 voos semanais de Buenos Aires para atender Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Com informações da Revista Oeste*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS