Manaus e mais três cidades do AM participam do Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira (25)

O Amazonas vai participar do “Dia Livre de Impostos (DLI)”, na quinta-feira (25). A ação, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em vários municípios do Brasil, vai ocorrer em Manaus e outas três cidades do estado.

Segundo os organizadores, a data reflete sobre a carga tributária do país para serviços, produtos e alimentação.

“No Brasil, a tributação é uma das mais altas do mundo. De acordo com o Tesouro Nacional, a carga tributária bruta (CTB) do governo geral, composto pelo Governo Central, Estados e municípios, atingiu 33,71% do PIB em 2022, o maior percentual desde 2010. Isso representa um aumento de 0,65 ponto percentual do PIB em relação a 2021 (33,05%)”, afirmou a CDL Jovem.

Os organizadores dizem, ainda, que carga tributária impacta a capacidade de consumo do brasileiro. “O preço elevado dos produtos e serviços pode limitar o poder de compra”, destacaram.

Na quinta-feira, a ação vai mostrar aos consumidores valores de impostos embutidos em produtos. “A 17ª edição do DLI será a maior já realizada no estado do Amazonas e contará com a participação dos principais shoppings de Manaus, supermercados e diversos estabelecimentos de diferentes segmentos”, informaram os organizadores.

Em 2023, o Dia Livre de Impostos ocorrerá em mais de 1.200 cidades em todo o país. As lojas participantes vão disponibilizar produtos sem impostos. Picanha e cerveja estão entre as novidades deste ano.

A organização deve divulgar os nomes das cidades do Amazonas que participam da ação na tarde desta segunda-feira. Na ocasião, também serão divulgados os estabelecimentos que aderiram ao movimento em 2023.

Com informações do G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS