O candidato republicano Donald Trump venceu a eleição para presidente dos Estados Unidos. A vitória foi confirmada após ele obter 276 cadeiras do Colégio Eleitoral, de um total necessário de 270 para garantir a vitória.
Acompanhe aqui as notícias em tempo real e os resultados ao vivo em nosso mapa interativo.
Antes da oficialização, mas quando projeções indicavam a provável vitória de Trump, o republicano fez discurso de agradecimento aos eleitores se declarando vencedor.
Naquele momento, Donald Trump reunia 266 cadeiras do Colégio Eleitoral, de um total necessário de 270 para garantir a vitória.
Nos Estados Unidos, o chamado voto popular - número total de votos recebidos por cada candidato - não define o futuro presidente.
Isso acontece porque, no país, ele não é escolhido de maneira direta, mas eleito por delegados que representam os Estados e Washington DC no Colégio Eleitoral.
Nos EUA, os eleitores escolhem o Colégio Eleitoral — o órgão conta com 538 delegados distribuídos entre todos os Estados e Washington D.C., segundo a população e o número de parlamentares de cada Estado (incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado).
Após a contagem de votos em cada Estado, o candidato que soma 270 delegados entre os 538 vence a eleição.
Mín. 23° Máx. 33°