O prefeito David Almeida (Avante) e o vice Renato Junior (Avante) tomaram posse para o novo mandato à frente da Prefeitura de Manaus. A cerimônia foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira (1º), no Teatro Amazonas, Centro da capital.
Almeida foi reeleito pelos manauaras com cerca de 54% dos votos válidos no 2º turno das eleições de outubro do ano passado. Ele derrotou o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitão Alberto Neto (PL), que conquistou 45,41% dos votos válidos.
Durante a cerimônia também foram empossados os 41 vereadores eleitos em 2024. Eles integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que vai decorrer de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Ainda nesta quarta-feira os vereadores escolheram David Reis (Avante) para a presidência da CMM e outros oito parlamentares para integrarem a nova Mesa Diretora.
David Almeida chegou ao Teatro Amazonas por volta das 17h. Antes de entrar ele conversou com a imprensa e não escondeu a felicidade em assumir o executivo municipal pela segunda vez.
"Meu coração transborda de alegria que pela segunda vez um menino vindo da periferia foi eleito prefeito de Manaus."
A posse do prefeito teve início por volta das 18h, com a cerimônia sendo presidida pelo novo presidente da CMM, David Reis.
Em seu primeiro discurso, David Almeida relembrou os desafios encarados na gestão pública durante a pandemia da Covid-19, seguida de uma série de catástrofes climáticas que impactaram a economia da capital amazonense.
"Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato", pontuou.
Almeida aproveitou para exaltar os feitos dos primeiros quatro anos de gestão. Destacou o avanço na educação com Manaus ocupando a quinta posição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o aumento no número de vagas em creches. Também destacou feitos na área da cultura.
"Se tem algo que a prefeitura fez, foi promover a cultura. Nós fizemos os maiores eventos que essa cidade teve".
Ao longo dos últimos quatro anos, David Almeida viu seu apoio na CMM 'derreter'. Diante de um cenário mais favorável neste início de segundo mandato, com o Avante tendo a maior bancada na Câmara, o prefeito propôs, em discurso, uma gestão pautada na união entre o executivo municipal e os vereadores.
Mín. 23° Máx. 29°