23°C 34°C
Manaus, AM

Professores da rede estadual de ensino participam de oficinas sobre tecnologias educacionais

Aulas são realizadas presencialmente para profissionais da capital e remotamente para profissionais do interior do estado

23/10/2024 às 19h59 Atualizada em 23/10/2024 às 20h16
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e da Gerência de Tecnologia da Educação, realiza durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024, um ciclo de oficinas sobre “tecnologias educacionais”.

O público alvo são professores da rede pública estadual, que poderão levar os conteúdos para a prática em sala de aula. A estimativa é que 1,5 mil educadores tenham acesso à formação.

Para os professores que trabalham em Manaus, os encontros acontecem presencialmente na Sala de Experimentação de Tecnologias Educacionais e Práticas Pedagógicas, localizada na sede do Cemeam, na Rua Waldomiro Lustoza, 250 – Japiim II. Para os profissionais do interior do estado, as oficinas serão transmitidas via meet, pelo próprio Centro de Mídias.

A Sala de Experimentação conta com alguns materiais presentes nas próprias escolas, além de materiais de projetos como o “EduTech” e o “Fazer para Aprender”, como Chromakey para produção de vídeos, impressora 3D e kit arduíno. O objetivo das oficinas é mobilizar os professores por meio de novos conhecimentos, experiências e inspirações, levando-os a desenvolver atividades práticas inovadoras com os estudantes.

“Com o passar do tempo, a nossa expectativa é que isso gere novas práticas onde os professores façam trocas de experiência e a gente não tenha tutoriais e manuais de uso, mas sim uma socialização e experimentação dessas práticas voltadas para o uso de tecnologia e de outros recursos dentro da escola”, ressaltou a diretora do Cemeam, Sabrina Araújo.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio da plataforma Saber+, onde também podem ser visualizados os temas das oficinas futuras. Até o momento, as oficinas abordaram temas como “Edição de vídeos e Chromakey”, “Inteligência artificial na educação”, “Eletricidade básica para arduíno”, dentre outros. Cada turma é formada por 20 alunos, e a estimativa é que 1,5 mil professores tenham acesso às oficinas até dezembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários