23°C 34°C
Manaus, AM

Governo do Amazonas executa obras de ampliação e revitalização no laboratório do Hospital Francisca Mendes

A programação de reformas e melhorias das unidades de saúde da SES-AM está sendo implementada em todas as zonas da cidade...

24/10/2024 às 12h30 Atualizada em 24/10/2024 às 12h31
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

 

Foto:Arquivo/SES

O Governo do Amazonas está executando obras de ampliação e revitalização no laboratório de análises clínicas da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O projeto, iniciado este mês, vai proporcionar a modernização das instalações, ampliando o acesso da população aos serviços. A unidade também passa por obras em outros ambientes, inclusive para abertura de novos leitos.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o laboratório do hospital será equipado com tecnologia de ponta, permitindo diagnósticos ainda mais precisos e mais céleres, beneficiando diretamente os pacientes da instituição. “Com essa obra o Governo do Amazonas reforça o compromisso com a saúde da população. Queremos oferecer aos pacientes um serviço de excelência, assegurando que todos tenham acesso a um sistema de qualidade e em constante evolução”, ressaltou.

Segundo ela, as obras de revitalização das unidades de saúde estão ocorrendo em todas as zonas da cidade. São executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

O laboratório de análises clínicas da FHCFM, como explica a diretora do hospital, Roberta Nascimento, é responsável pela coleta e processamento de fluidos corporais para investigar o estado de saúde dos pacientes. “Os materiais biológicos são manuseados por profissionais treinados, seguindo rigorosos procedimentos para garantir a integridade das amostras. O laboratório realiza tanto diagnósticos quanto tratamentos, abrangendo as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica”, pontuou.

Além da revitalização no laboratório, o Governo do Amazonas deu início, recentemente, a outras obras de reforma na FHCFM. Essas vão permitir a criação de 57 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); a reforma do heliponto; ampliação e adequação de espaços; construção de nova sala de ressonância magnética; nova cobertura; reforma do estacionamento; revisão e manutenção de toda as instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio; instalação de forro e climatização das novas áreas, entre outras melhorias. As obras de reforma e ampliação do hospital contam com investimentos, no total, de R$ 43 milhões e a previsão de conclusão é em 2026.

Outras ações em andamento

O Governo do Estado também realiza obras no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), localizado na avenida Desembargador João Machado, bairro Planalto, na zona centro-oeste de Manaus. As melhorias incluem a criação de novos espaços, como bloco administrativo, internação breve e adequação de banheiros, além de melhorias na climatização e infraestrutura externa do prédio. A conclusão está prevista para dezembro de 2024.

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus, também passa por reforma em seu centro cirúrgico. O trabalho inclui a revitalização de cinco salas cirúrgicas e diversos outros ambientes. A obra está prevista para ser concluída em janeiro de 2025.

O Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), por sua vez, está em fase final de construção. O local, anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), atuará como centro de referência para prevenção ao câncer de colo de útero.

Na zona centro-sul da cidade, o Governo do Amazonas está revitalizando o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, também em fase de conclusão. A unidade passa por melhorias em geral e abertura de 50 novos leitos. No dia 5 de outubro, a SES-AM entregou os espaços já revitalizados do hospital, garantindo maior acesso à população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários