Reunir jovens talentos para encontrar soluções para problemas urgentes e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal é o objetivo do UNLEASH Amazon Innovation Lab, programa que será realizado de 14 a 19 de outubro, em Manaus. As inscrições gratuitas estão abertas até a próxima quarta-feira, 7, no link: https://bit.ly/unleashamazoniaformulario.
Essa será a primeira edição do UNLEASH Lab na América do Sul e em português. O programa treinará jovens na metodologia de inovação exclusiva do UNLEASH para resolver problemas reais que eles enfrentam todos os dias. O UNLEASH arcará com os custos de viagem para Manaus, hospedagem e alimentação.
Para participar, os candidatos devem ser naturais ou residir em um estado da Amazônia Legal, ter entre 18 e 35 anos, e ter um desejo genuíno de transformar a região de forma positiva em iniciativas socioambientais.
Ao longo de cinco dias, os jovens talentos terão a oportunidade de fazer networking com outros participantes da Amazônia e criar projetos em uma das quatro áreas temáticas: responsabilidade ambiental e direito à terra; bioeconomia e desenvolvimento sustentável; resíduos na terra e na água; e saúde e saneamento. Outro destaque é a valorização das vozes, dos direitos e dos conhecimentos das comunidades locais e tradicionais, buscando combinar conhecimentos tradicionais consagrados pelo tempo com metodologias de inovação de ponta para criar soluções colaborativas, sustentáveis e relevantes, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As ideias que surgirem no Laboratório de Inovação receberão apoio da UNLEASH e de seus parceiros para serem implementadas no futuro.
Andrea Klaczko, Facilitadora Líder do Laboratório de Inovação Amazônica do UNLEASH, enfatiza que o mais importante é motivar os jovens a resolverem problemas sociais e ambientais na sociedade em que vivem. “Acreditamos que os jovens podem criar soluções inovadoras para os problemas sociais que vivenciam. O segredo é aprender a metodologia de como desenvolver suas ideias em projetos que funcionem na vida real, trabalhar de forma colaborativa e confiar no processo! Estaremos com os amazonenses para que eles possam descobrir seu caminho de inovação e aprender a concretizar suas ideias para tornar a Amazônia um lugar ainda melhor para se viver”, diz ela. “Incentivamos jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, moradores da floresta e muitas outras comunidades tradicionais da Amazônia a se inscreverem. Todos podem participar, independentemente de sua origem, pois nosso foco é obter um grupo diversificado de jovens talentos que representem a bela e vasta região amazônica”, conclui.
Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com amazon@unleash.org.
Com informações da assessoria*