Violência doméstica: Manaus registra média de 60 casos por dia

violenciacontramulherfotomarcossantos003

No estado do Amazonas, o número de casos confirmados de violência contra mulher aumentou 42,9% em três anos -no período de 2021 a 2023. No último ano, 64% destes crimes aconteceram dentro da própria casa das vítimas. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O ciclo vivido por Doracy Rocha reduziu quando ela decidiu se separar e pedir uma medida protetiva para que o então marido se mantivesse longe. O recurso está previsto na Lei Marinha da Penha e ocorre para garantir a segurança das vítimas enquanto houver risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

“Sofri muito. Agressões verbais, agressões corporais, traição, desprezos, mentiras, preconceito, tortura psicológica enfim, uma separação muito conturbado”, destacou Doracy, acrescentando que as agressões vividas deixaram sequelas em sua saúde mental. Ela se separou há quatro anos do agressor.

Dados da SSP mostram que mulheres com idade entre 34 a 64 anos são as maiores vítimas do crime. Diariamente, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) atende, em média, 60 mulheres vítimas de violência doméstica.

“Nós temos, em média, 60 mulheres atendidas diariamente. Dentre os principais atendimentos, temos o registro de boletim de ocorrência (BO), mulheres que também são rechamadas. Além daquelas que aparecem para pedir orientação”, explicou ao g1 a delegada titular da DECCM, Débora Mafra.

Dentre os crimes denunciados, 20% são referentes à agressões sexuais no âmbito da violência doméstica cometidos por parceiros e familiares próximos à vítima, segundo a delega.

Desde 2021, o aumento da violência doméstica no Amazonas representa 42,9% do total de casos. Somente em 2023, esse crime vitimou 36.526 mulheres, o que equivale a 11% a mais de mulheres violentadas em comparação ao ano de 2022, quando se registrou 32.340 casos no estado.

*Com informações G1AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS