Pesquisar
Close this search box.

Itamaraty detalha os acordos assinados por Lula em Pequim; confira

O Ministério das Relações Exteriores detalhou os acordos de cooperação assinados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping, nesta sexta-feira (14/4), em Pequim. A lista inclui os 20 acordos assinados hoje, mas também as parceiras acertadas no mês passado por representantes do governo brasileiro, quando Lula teve que cancelar sua viagem à China para se recuperar de uma pneumonia.

Entre as principais áreas contempladas estão energia renovável, infraestrutura, indústria automotiva, agronegócio, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura. Segundo o Itamaraty, os acordos (confira abaixo) se somam aos anunciados durante o Seminário Econômico Brasil-China, realizado em 29 de março, para um total de 40 novas parcerias.

Segundo fontes da pasta, outros acordos envolvendo governos estaduais serão assinados em breve, sendo cerca de 10 parcerias.

O turismo também foi contemplado, incluindo o Brasil na lista de destinos autorizados para viagens de grupos de turistas chineses. “O que representa grande oportunidade para o crescimento do fluxo de visitantes entre os dois países”, disse o ministério.

Parcerias entre empresas

Alguns dos acordos entre empresas são compra de 280 caminhões elétricos da JAC Motors pela Seara; parceria para concessão de crédito para exportação para a JBS pelo Banco da China, com prazo de até 4 anos; acordo entre a Furnas e a State Grid, maior empresa chinesa do setor elétrico, para realizar um projeto de revitalização da Transmissão DC da Hidrelétrica de Itaipu; convênio entre os Correios e o Grupo Cainiao para melhorar o tempo de entrega da empresa brasileira; e parceria entre a Odebrecht, a Power China e a Sete Partners para projetos de infraestrutura no Brasil.

Lula esteve com Xi Jinping, por volta das 5h30 no horário de Brasília, 16h30 no horário local, na sede do governo chinês, em Pequim. Após a assinatura dos acordos, ambos seguiram para um jantar. O petista também deve dar uma declaração à imprensa na Embaixada do Brasil, ainda hoje.

Fonte: Correio Braziliense*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS