Bomba da 2ª Guerra Mundial explode na Inglaterra

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial detonou enquanto era desarmada em Great Yarmouth, cidade no leste da Inglaterra, na sexta-feira 10. A explosão não foi planejada, mas ninguém se feriu, segundo a Polícia de Norfolk, condado onde fica o município.

Especialistas das Forças Armadas estudavam como desarmar o artefato desde a última terça-feira 7, quando foi descoberto perto de dois canos de gás por um operário que trabalhava na região. O dispositivo estava na passagem de um rio que cruza a cidade.

Para proteger os moradores durante a operação, os prédios do entorno foram evacuados e a área foi isolada com cordões que ficavam a até 400 metros da bomba. Para minimizar o impacto do artefato de 250 quilos, os serviços de emergência ainda construíram uma barreira de areia em seu entorno.

A princípio, a ideia era fazer uma explosão parcial e, depois, levar o artefato a um ambiente seguro para uma nova detonação. Para isso, utilizaram um robô para cortar o fusível — processo que sofreu uma desestabilização, segundo a emissora britânica BBC.

A solução, então, foi usar uma técnica que queima lentamente o explosivo. Era o que estava acontecendo antes da explosão. “A abordagem foi a opção mais segura para desarmar o dispositivo, mas sempre trouxe o risco de detonação não intencional”, afirmou Nick Davison, assistente chefe da polícia local, à BBC. “Felizmente, todos estão a salvo e as agências estão se reunindo para avaliar os danos à parede do rio.”

O impacto da explosão quebrou janelas de veículos próximos ao local, danificou o topo de um andaime e desgastou uma parede contra inundações. Nas redes sociais, usuários disseram ter ouvido a explosão e sentido os tremores a até 24 quilômetros de distância.

Fonte: Revista Oeste*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS