Neste fim de semana, as temperaturas no centro-oeste do Brasil podem chegar a patamares nunca antes registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros na capital Cuiabá (MT) chegaram a 44,2ºC na quinta-feira (19/10), o dia mais quente já registrado na cidade, superando o antigo recorde de 44ºC em 30 de setembro de 2020, e podem chegar até 46ºC de acordo com a MetSul Meteorologia.
O estado do Mato Grosso, e parte do centro-oeste enfrentam, desta sexta-feira (20) até segunda-feira (23), uma intensa onda de calor, segundo o Inmet. O aviso indica que a temperatura pode subir até 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
O calor sem precedentes tem influência ainda de um bolsão de ar quente sobre a região. Além do centro-oeste, o fenômeno também deve causar aumento de temperatura no norte de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia e sul do Amazonas e do Pará. Argentina, Bolívia e Paraguai também enfrentam calor extremo. A capital paraguaia, Assunção, também quebrou recorde ao registrar 42.2ºC.