Cerca de 53 árvores foram cortadas para a construção de uma passarela e alargamento da Avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) autorizou à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) que retire oito espécies da flora na região.
No documento, que foi concedido no dia 14 de abril, o Ipaam autoriza a Seminf a retirar 50 árvores, de oito espécies, e três palmeiras, das espécies coco e palmeira-imperial, do entorno da via. A autorização é concedida para “requalificação da rede viária e implantação da passarela”.
A autorização permite apenas retirada das árvores listadas na autorização e tem validade de três meses, ou seja, até julho de 2023.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Stroski, o órgão tomará medidas para compensar a flora do local e plantará 226 árvores no entorno da Avenida Efigênio Sales.
“Será feito um adensamento [cobertura do solo] e plantio de árvores no trecho de ligação entre Avenida Efigênio Sales e Avenida das Torres. E com medidas compensatórias, o plantio de 226 árvores, aproximadamente. Vamos agregar também elementos verde no entorno dessa passarela e paradas de ônibus. É um compromisso nosso que não haja perda e que a gente possa compensar adequadamente o que foi feito aqui para realizar a obra”, informou o secretário da Semmas.