Ministro do Japão renuncia por suspeita de envolvimento com corrupção

O ministro do Japão Kenya Akiba, da Reconstrução, renunciou ao cargo nesta terça-feira, 27, depois de se envolver em um caso de corrupção. É o quarto nome em três meses que deixa o governo do primeiro-ministro, Fumio Kishida.

Hiromichi Watanabe, do Partido Liberal Democrático, da ala conservadora, atuou como ministro da Reconstrução entre 2018 e 2019 e vai substituir Akiba.

“Aceito minha responsabilidade como a pessoa que nomeou o ministro”, disse Kishida. “Cumprirei minhas responsabilidades abordando as questões que estão por vir.”

Escândalo do ministro do Japão

De acordo com informações do jornal japonês Japan Times, a mãe e a mulher do ministro receberam pagamentos de R$ 553 mil de grupos políticos afiliados a Akiba, em forma de “aluguel”, entre 2011 e 2020.

O ministro também pagou R$ 80 mil a seus secretários financiados pelo Estado, por ajudarem a reelegê-lo na Câmara nas eleições de outubro de 2021.

“As deliberações sobre o Orçamento e outras legislações na sessão parlamentar ordinária do próximo ano não devem sofrer um atraso”, disse Akiba, no Gabinete do Primeiro Ministro. “Tomei uma decisão grave e enviei minha renúncia ao primeiro-ministro.”

O ministro afirmou não considerar que agiu de forma ilegal. De acordo com Akiba, o pedido de demissão é um meio de “não paralisar” a agenda do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

INOX METAL

Categorias

Redes Sociais

CLIMA TEMPO

SEMI-JOIAS