A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), junto com as Cicons 4ª, 9ª e 30ª do Batalhão Leste, prenderam mais de 50 pessoas no Distrito Industrial de Manaus, na zona Leste, suspeitas dos crimes de invasão de terras e crimes ambientais. A operação aconteceu neste domingo (15), por meio de uma força tarefa do Governo do Amazonas para combater as queimadas e desmatamentos ilegais.
Segundo o Tenente-Coronel Márcio Leite, as equipes atuaram a partir de denúncias informando que um certo grupo de pessoas estariam invadindo propriedades particulares para provocar incêndios criminosos.
“Os detidos estavam dentro do terreno desmatado, e já nos preparativos para colocar fogo na vegetação. Em uma ação rápida do Batalhão Leste, com apoio do Batalhão de Trânsito, tivemos êxito na prisão desses infratores e na apreensão de diversos materiais utilizados para esse tipo de crime”. Disse o Tenente-Coronel.
Durante a operação, policiais se depararam com focos de incêndio na área, o que configurou em ação criminosa ambiental. Com os detidos, foram apreendidos 10 terçados e um serrote.
O Comandante-Geral da PMAM, Klinger Paiva, informou que estão sendo intensificadas as operações para combater os crimes ambientais em Manaus e nas regiões metropolitanas.
“A determinação do governador Wilson Lima que a PMAM está seguindo é punir, com rigor estabelecidos pelas Leis, aqueles que cometerem infrações contra o meio ambiente. Nossas equipes estão empenhadas, em diversas frentes de atuação para cobrir o registro de crimes dessa natureza”. Informou o Comandante-Geral Klinger Paiva.
Os suspeitos foram encaminhados para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e irão responder pelos crimes ambientais e de esbulho possessório, que é a ação de tomar posse de um bem de forma ilegal.