O deputado federal André Fufuca (PP-MA) foi convidado nesta quarta-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério do Esporte, confirmou em nota o Palácio do Planalto. A nomeação de Fufuca, assim como a do também deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ao cargo de ministro dos Portos e Aeroportos, faz parte da estratégia de aproximação do governo com o Centrão a partir de uma reforma ministerial.
André Fufuca aceitou o convite e substituirá Ana Moser, ex-atleta de vôlei e ministra que estava no comando da pasta desde a posse, em 1º de janeiro deste ano. “A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20”, diz nota do Palácio do Planalto.
O convite ao ministério foi oficializado após uma reunião entre o presidente Lula, Fufuca e o deputado federal Silvio Costa Filho no Palácio da Alvorada, em Brasília, na tarde desta quarta. No encontro, também estavam presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Em declaração à imprensa durante uma coletiva no evento Diálogos Amazônicos, que antecedeu a Cúpula da Amazônia no início do mês de agosto, Padilha já havia dado pistas sobre a indicação de André Fufuca à composição ministerial do governo Lula. Segundo o ministro das relações institucionais, a indicação do deputado poderia atrair outros parlamentares e ”trazê-los para o governo”.
Quem é André Fufuca, o novo nome escolhido por Lula para o Ministério do Esporte
André Luiz Carvalho Ribeiro, mais conhecido como ”André Fufuca”, nasceu em Santa Inês, no Maranhão. Além de político, o deputado federal também possui carreira médica.
André Fufuca entrou para a política em 2010, quando se elegeu deputado estadual pelo Maranhão aos 21 anos, recebendo o título de deputado mais jovem do país à época.
Em 2014, quando era filiado ao Patriota, André Fufuca foi eleito deputado federal pela primeira vez, com cerca de 56.879 votos. Em 2016, Fufuca filiou-se ao Partido Progressistas (PP) e em 2017 foi eleito 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Nas eleições de 2022, André Fufuca foi reeleito, com 135.078 votos válidos. Hoje é líder do PP na Câmara dos Deputados, o mesmo partido do presidente da Casa, Arthur Lira (AL).
Nos dois turnos da votação do texto-base da reforma tributária, uma agenda de grande importância ao governo federal, o deputado votou a favor da aprovação do projeto.