A Eneva, uma das maiores empresas integradas de energia, está promovendo rodadas de negócios em Silves e Itacoatiara para impulsionar a economia local. Com o objetivo de mapear e contratar fornecedores locais, esses encontros pretendem criar novas oportunidades de negócio, além de promover o intercâmbio e parcerias entre as empresas participantes.
Pela primeira vez, duas rodadas de negócios serão realizadas esta semana nos municípios de Silves e Itacoatiara. O objetivo é mapear potenciais fornecedores dessas duas cidades que tenham um foco voltado para a indústria e atividades desenvolvidas pela Eneva, cadastrá-los no sistema de serviços da empresa para que mais fornecedores locais estejam aptos a serem contratados, considerando: nível de prestação de serviços, tipos de atividades, matéria primas e mão de obra que possam atender as necessidades da Eneva.
Como parte da rodada de negócios, espera-se também, que esse seja um momento para o diálogo e orientação, onde será explicado o passo a passo necessário para empresas e Micro Empreendedores Individuais (MEI), fazerem o seu cadastro como fornecedor junto à Eneva, tendo como cuidados possuir um CNPJ ativo e empresa em situação regular, além dos documentos solicitados, procedimentos e possíveis dúvidas.
A Eneva, empresa brasileira integrada de energia, também irá apresentar suas áreas de atuação, investimentos, principais políticas e projetos previstos para a região nos próximos anos e como eles estão inseridos nessas ações.
Desenvolvimento da economia local
Os municípios do interior do Amazonas têm como base do seu PIB e atividades econômicas basicamente a administração pública, prestação de serviço, agropecuária e indústria. Esse é o retrato de Silves, cujo PIB é de R$ 14.497,22 per capita (IBGE, 2020), concentrados na administração pública, prestação de serviços e atividades de agropecuária. Uma realidade um pouco diferente pode ser observada em Itacoatiara, que ocupa um papel econômico e estratégico regional, com grande potencial na área do comércio e indústria, a sua atividade econômica preponderante, visto que 55% e 41% da força de trabalho estão nesses setores.
As rodados de negócios que acontecerão nos dois municípios têm o objetivo de desenvolver e criar novas oportunidades de negócios, com o diferencial de trabalhar a regionalidade e seus potenciais que possam atender às necessidades da Eneva, valorizando o comércio e indústria local e promovendo a geração de emprego e renda.
Como parte do seu plano de investimentos para o estado, a Eneva prevê a expansão das reservas do Campo do Azulão, localizado em Silves, a partir da criação do novo Complexo Azulão, que terá gasodutos passando por Silves e Itapiranga. Em números, isso significa um investimento de mais de R$ 5,8 bilhões, geração de até 5 mil empregos no pico das obras.
Datas e dias das Rodas de Negócios
As rodadas de negócios acontecem em dois dias e espera contar com um potencial número de empresários e comerciantes de diferentes segmentos da indústria e comércio.
Fonte: Assessoria*